11 4063-6683 @ contato@rdaconsultoriahumana.com.br VAGAS EM ABERTO

21 dicas para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho

21 dicas para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho

Ol√°,

ūüėĪ¬†Voc√™ est√° procurando emprego, mas quando v√™ aquela vaga dos sonhos deixa para fazendo o cadastro depois de dois dias?
ūüėĪNo dia da entrevista sai de casa atrasado (a) sem nenhum motivo aparente?
ūüėĪPrecisa arrumar revisar o seu curr√≠culo e perfil no LinkedIn, mas n√£o consegue fazer este movimento?

ūüėĪūüėĪūüėĪVoc√™ pode estar em um processo de auto-sabotagem. Mas calma, todos em algum momento da vida passamos por situa√ß√Ķes parecidas e √© perfeitamente poss√≠vel reverter este quadro.

Algumas memórias do passado podem ter sido tão traumatizantes que mesmo inconscientemente nos bloqueiam de seguirmos em frente. Tomando como base o comportamento de algumas pessoas que eu já atendi e tiveram que lidar com os fatores emocionais que as impediam de conquistar uma recolocação profissional, decidi escrever as 21 dicas abaixo para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho. Espero que ajude, é uma criação cheia de amor.

#01/21

Se voc√™ acredita que √© um fracassado (a) por ter sido desligado da √ļltima empresa, voc√™ pode acreditar no ciclo da vida, que tudo tem um come√ßo, um meio, um fim e um recome√ßo.


#02/21

Se voc√™ pensa: ‚ÄúPor que me contratariam com tanta gente boa dispon√≠vel no mercado de trabalho‚ÄĚ, voc√™ pode lembrar dos bons resultados que voc√™ alcan√ßou nas empresas anteriores. Voc√™ merece!


#03/21

Se você acredita que não vai conseguir um novo emprego porque a economia está em crise, você pode acreditar que crises são oportunidades. Reinvente-se.


#04/21

Se você acredita que está velho (a) demais para o mercado de trabalho, você pode acreditar que tem conhecimento, energia e muita vida para viver.

Vale a pena conhecer a MaturiJobs (https://www.maturijobs.com/) que re√ļne oportunidades de trabalho para profissionais que s√£o mais maduros.


#05/21

Se você acredita que jamais vai conseguir um novo emprego porque não fala inglês, você pode pesquisar empresas nacionais e de sucesso que não exigem o inglês inicialmente.


#06/21

Se você passou por alguma injustiça no trabalho anterior e acredita que todos serão iguais, você pode acreditar que o que aconteceu no passado não determina o seu futuro.


#07/21

Se você acredita que não vai conseguir um novo emprego porque não fez pós-graduação ou MBA, você pode acreditar que mesmo estudando muito sempre temos o que aprender. Nunca estamos prontos, mas sempre dispostos.


#08/21

Se voc√™ n√£o foi feliz no meu √ļltimo trabalho e acredita que n√£o ser√° no pr√≥ximo, voc√™ pode acreditar que tudo o que aconteceu foi um aprendizado e hoje voc√™ sabe exatamente identificar o trabalho que te realiza.


#09/21

Se voc√™ acredita que s√≥ consegue trabalho quem tem QI (Quem Indica), voc√™ pode acreditar que networking de fato √© uma compet√™ncia fundamental para os profissionais contempor√Ęneos e por isto que voc√™ se conecta com novas pessoas todos os dias.


#10/21

Se você acredita que até hoje nunca realizou um trabalho realmente relevante, eu te pergunto:
NUNCA?


#11/21

Se você acredita que todas as pessoas que fazem networking são interesseiras, você pode acreditar que crescemos na troca e por isto o relacionamento interpessoal é tão importante.


#12/21

Se voc√™ acredita no sacrif√≠cio de trabalhar longas horas por dia, voc√™ pode estudar conceitos de produtividade. Longas horas de trabalho n√£o √© sin√īnimo de efic√°cia. Pense nisto.


#13/21

Se você acredita que não é bom (ou boa) o suficiente, você pode fazer um exercício assim: diariamente olhe no espelho e reconheça em voz alta uma qualidade sua.


#14/21

Se você acha que não é uma pessoa comunicativa e por isto nunca será aprovada em um processo seletivo, você pode assistir o filme Discurso do Rei e se inspirar no rei Jorge VI que era gago.


#15/21

Se você priorizou o trabalho ao estudo e acredita que está desatualizado (a) do mercado, você pode pesquisar os excelentes cursos online que existem atualmente e começar agora mesmo a sanar sua vontade de aprender.

Confira as sugest√Ķes abaixo.

 

‚ěä FGV: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

‚ěč FazInova: http://www.fazinova.com.br/users/sign_in

‚ěĆ Funda√ß√£o Bradesco: http://www.eadsesipr.org.br/

‚ěć Sesi: http://www.ev.org.br/CURSOS/Paginas/Online.aspx

‚ěé Escola de Voc√™: http://www.escoladevoce.com.br/

‚ěŹ Cursos On-line SP: http://www.cursosonlinesp.com.br/

‚ěź Veduca (cursos formatados em parceria com a USP, Google, etc).:http://www.veduca.com.br/cursos


#16/21

Você se considerava competente até o momento de ter sido mandado (a) embora?
Steve Jobs foi desligado da empresa que fundou e mesmo assim foi um marco na evolu√ß√£o tecnol√≥gica dos √ļltimos anos.


#17/21

Se você já teve um líder abusivo (a) e está com medo que isto aconteça novamente, você pode acreditar que esta experiência te tornou mais forte e que você tem direito de ser tratado com respeito.


#18/21

Chegou o final do ano. Agora só arrumo emprego depois no carnaval.

Ser√°?

Realmente √© um per√≠odo onde muitas empresas, principalmente as ind√ļstrias, entram em f√©rias coletivas, mas vamos ampliar o olhar sobre este fato.

Quando pensamos nos segmentos de com√©rcio ou servi√ßos nos deparamos com uma realidade diferente, tendo atividades onde a demanda aumenta no √ļltimo trimestre.

Um outro cenário que é raro (quase improvável) é que as companhias tenham funcionários a mais por função. Imagine então, que alguém que ocupa um cargo chave peça demissão hoje. Será que a empresa terá os mesmos resultados se só realizar a reposição daqui a 03 meses?

Somos protagonistas das nossas carreiras e precisamos tomar as a√ß√Ķes a todo momento.

Sempre me lembro do mito grego de Kairós, astuto e genioso. Dizem que era bonito, calvo, com um cacho de cabelos na testa, duas asas nos ombros e nos joelhos. Era um atleta de muita agilidade. Corria rapidamente e só era possível alcançá-lo agarrando-o pelo topete, ou seja, era necessário ter coragem para encará-lo de frente. Depois que ele passava, era difícil trazê-lo de volta.Entre os romanos era chamado de Tempus, o breve momento em que as coisas são possíveis. E um detalhe, ele passava em qualquer época do ano.

Interaja com esta publicação no LinkedIn. Clique AQUI.


#19/21

Se você acredita que está difícil conseguir um novo emprego, você pode substituir a palavra difícil por desafio.

Normalmente a dificuldade vem com o peso de tanta complexidade que nos sentimos enfraquecidos para encarar o problema. Daí vem o desanimo e a procrastinação.
Já a palavra desafio remete à coragem, à energia, à disposição para agir de modo destemido, aliás, quem não gosta do sentimento de vitória? E quem na jornada da vida não enfrentou obstáculos, seja no campo pessoal, emocional, financeiro ou sentimental?

Não é privilégio de ninguém passar pelas crises, mas superar os medos, seguir em frente e RECONHECER O APRENDIZADO, isto sim é para poucos.

* Inspirado no livro Conversando com Nossos Parceiros Internos de S√īnia Caf√© ANNA LAPIN


#20/21

‚ėěVoc√™ n√£o se sente 100% capaz para assumir uma vaga de emprego?

Que bom!

Na vida real n√£o temos super-homens ou mulheres-maravilhas. Nunca estamos prontos, mas podemos estar dispostos. ‚ėú

Aquela sensação de que nunca estamos prontos para um novo desafio é bem comum. Talvez isto aconteça realmente por não estarmos. Em um mundo de mudança acelerada, seria até uma pretensão achar que é possível entender de tudo.

Agora, é preciso ter uma visão real entre as competências já adquiridas, versus o sonho, versus o que o mercado espera. No meu ponto de vista, vale a pena se aplicar a vagas onde há pelo menos 70% de aderência (quando comparada a descrição da função com as experiências reais do candidato).

Analisou alguma vaga e identificou um ‚Äúgap‚ÄĚ?

Sem problema, hoje h√° inclusive diversas plataformas online para aperfei√ßoamento. √Č melhor ter clareza do que falta e ir atr√°s, do que ter a ilus√£o de que se sabe tudo.

Sair se aplicando em um monte de vagas sem uma análise criteriosa é plantar sem ter adubado a terra.

Menos é mais!


#21/21

Se você quer um novo emprego, mas tem medo do que esta mudança pode causar, você pode ser gentil consigo e dar um passo de cada vez.

Mudan√ßas naturalmente geram medo, mas esta √© a √ļnica certeza que temos na vida. Fa√ßa pequenas a√ß√Ķes di√°rias,¬† colocando mais foco na const√Ęncia do que na velocidade.

Permita-se receber bons presentes da vida.

Vovó dizia que o futuro a Deus pertence, mas quem sabe daqui alguns anos  você perceba que do seu maior obstáculo, veio também o salto na sua evolução pessoal e profissional.

Seja feliz!


Conheça a nossa mentoria para Recolocação Profissional. Clique AQUI.


Sobre a autora:

Fabíola Oliveira atua na área de Recursos Humanos desde 2001.

Pesquisa com entusiasmo a relação das pessoas com o trabalho; busca entender como gente apaixonada pelo que faz pode transformar o mundo.

‚ě£ Miss√£o de vida: desfrutar da prosperidade financeira, f√≠sica, mental, espiritual e emocional, sendo feliz todos os dias.

‚ě£ Miss√£o profissional: apoiar empresas e pessoas em assuntos relacionados a RH, para que esta felicidade se multiplique.

Também é Coach - Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Atriz e Administradora de Empresas.

Empreendedora desde 2012, √© fundadora da RDA Consultoria Humana, al√©m de participar ativamente de diversos grupos de networking na regińĀo do ABC.

Para saber mais: https://www.linkedin.com/in/fabiolaoliveira