@ contato@rdaconsultoriahumana.com.br VAGAS EM ABERTO

21 dicas para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho

21 dicas para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho

OlĂĄ,

đŸ˜±Â VocĂȘ estĂĄ procurando emprego, mas quando vĂȘ aquela vaga dos sonhos deixa para fazendo o cadastro depois de dois dias?
đŸ˜±No dia da entrevista sai de casa atrasado (a) sem nenhum motivo aparente?
đŸ˜±Precisa arrumar revisar o seu currĂ­culo e perfil no LinkedIn, mas nĂŁo consegue fazer este movimento?

đŸ˜±đŸ˜±đŸ˜±VocĂȘ pode estar em um processo de auto-sabotagem. Mas calma, todos em algum momento da vida passamos por situaçÔes parecidas e Ă© perfeitamente possĂ­vel reverter este quadro.

Algumas memórias do passado podem ter sido tão traumatizantes que mesmo inconscientemente nos bloqueiam de seguirmos em frente. Tomando como base o comportamento de algumas pessoas que eu jå atendi e tiveram que lidar com os fatores emocionais que as impediam de conquistar uma recolocação profissional, decidi escrever as 21 dicas abaixo para melhorar a autoestima na hora de procurar um novo trabalho. Espero que ajude, é uma criação cheia de amor.

#01/21

Se vocĂȘ acredita que Ă© um fracassado (a) por ter sido desligado da Ășltima empresa, vocĂȘ pode acreditar no ciclo da vida, que tudo tem um começo, um meio, um fim e um recomeço.


#02/21

Se vocĂȘ pensa: “Por que me contratariam com tanta gente boa disponĂ­vel no mercado de trabalho”, vocĂȘ pode lembrar dos bons resultados que vocĂȘ alcançou nas empresas anteriores. VocĂȘ merece!


#03/21

Se vocĂȘ acredita que nĂŁo vai conseguir um novo emprego porque a economia estĂĄ em crise, vocĂȘ pode acreditar que crises sĂŁo oportunidades. Reinvente-se.


#04/21

Se vocĂȘ acredita que estĂĄ velho (a) demais para o mercado de trabalho, vocĂȘ pode acreditar que tem conhecimento, energia e muita vida para viver.

Vale a pena conhecer a MaturiJobs (https://www.maturijobs.com/) que reĂșne oportunidades de trabalho para profissionais que sĂŁo mais maduros.


#05/21

Se vocĂȘ acredita que jamais vai conseguir um novo emprego porque nĂŁo fala inglĂȘs, vocĂȘ pode pesquisar empresas nacionais e de sucesso que nĂŁo exigem o inglĂȘs inicialmente.


#06/21

Se vocĂȘ passou por alguma injustiça no trabalho anterior e acredita que todos serĂŁo iguais, vocĂȘ pode acreditar que o que aconteceu no passado nĂŁo determina o seu futuro.


#07/21

Se vocĂȘ acredita que nĂŁo vai conseguir um novo emprego porque nĂŁo fez pĂłs-graduação ou MBA, vocĂȘ pode acreditar que mesmo estudando muito sempre temos o que aprender. Nunca estamos prontos, mas sempre dispostos.


#08/21

Se vocĂȘ nĂŁo foi feliz no meu Ășltimo trabalho e acredita que nĂŁo serĂĄ no prĂłximo, vocĂȘ pode acreditar que tudo o que aconteceu foi um aprendizado e hoje vocĂȘ sabe exatamente identificar o trabalho que te realiza.


#09/21

Se vocĂȘ acredita que sĂł consegue trabalho quem tem QI (Quem Indica), vocĂȘ pode acreditar que networking de fato Ă© uma competĂȘncia fundamental para os profissionais contemporĂąneos e por isto que vocĂȘ se conecta com novas pessoas todos os dias.


#10/21

Se vocĂȘ acredita que atĂ© hoje nunca realizou um trabalho realmente relevante, eu te pergunto:
NUNCA?


#11/21

Se vocĂȘ acredita que todas as pessoas que fazem networking sĂŁo interesseiras, vocĂȘ pode acreditar que crescemos na troca e por isto o relacionamento interpessoal Ă© tĂŁo importante.


#12/21

Se vocĂȘ acredita no sacrifĂ­cio de trabalhar longas horas por dia, vocĂȘ pode estudar conceitos de produtividade. Longas horas de trabalho nĂŁo Ă© sinĂŽnimo de eficĂĄcia. Pense nisto.


#13/21

Se vocĂȘ acredita que nĂŁo Ă© bom (ou boa) o suficiente, vocĂȘ pode fazer um exercĂ­cio assim: diariamente olhe no espelho e reconheça em voz alta uma qualidade sua.


#14/21

Se vocĂȘ acha que nĂŁo Ă© uma pessoa comunicativa e por isto nunca serĂĄ aprovada em um processo seletivo, vocĂȘ pode assistir o filme Discurso do Rei e se inspirar no rei Jorge VI que era gago.


#15/21

Se vocĂȘ priorizou o trabalho ao estudo e acredita que estĂĄ desatualizado (a) do mercado, vocĂȘ pode pesquisar os excelentes cursos online que existem atualmente e começar agora mesmo a sanar sua vontade de aprender.

Confira as sugestÔes abaixo.

 

➊ FGV: http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuitos

➋ FazInova: http://www.fazinova.com.br/users/sign_in

➌ Fundação Bradesco: http://www.eadsesipr.org.br/

➍ Sesi: http://www.ev.org.br/CURSOS/Paginas/Online.aspx

➎ Escola de VocĂȘ: http://www.escoladevoce.com.br/

➏ Cursos On-line SP: http://www.cursosonlinesp.com.br/

➐ Veduca (cursos formatados em parceria com a USP, Google, etc).:http://www.veduca.com.br/cursos


#16/21

VocĂȘ se considerava competente atĂ© o momento de ter sido mandado (a) embora?
Steve Jobs foi desligado da empresa que fundou e mesmo assim foi um marco na evolução tecnolĂłgica dos Ășltimos anos.


#17/21

Se vocĂȘ jĂĄ teve um lĂ­der abusivo (a) e estĂĄ com medo que isto aconteça novamente, vocĂȘ pode acreditar que esta experiĂȘncia te tornou mais forte e que vocĂȘ tem direito de ser tratado com respeito.


#18/21

Chegou o final do ano. Agora sĂł arrumo emprego depois no carnaval.

SerĂĄ?

Realmente Ă© um perĂ­odo onde muitas empresas, principalmente as indĂșstrias, entram em fĂ©rias coletivas, mas vamos ampliar o olhar sobre este fato.

Quando pensamos nos segmentos de comĂ©rcio ou serviços nos deparamos com uma realidade diferente, tendo atividades onde a demanda aumenta no Ășltimo trimestre.

Um outro cenårio que é raro (quase improvåvel) é que as companhias tenham funcionårios a mais por função. Imagine então, que alguém que ocupa um cargo chave peça demissão hoje. Serå que a empresa terå os mesmos resultados se só realizar a reposição daqui a 03 meses?

Somos protagonistas das nossas carreiras e precisamos tomar as açÔes a todo momento.

Sempre me lembro do mito grego de KairĂłs, astuto e genioso. Dizem que era bonito, calvo, com um cacho de cabelos na testa, duas asas nos ombros e nos joelhos. Era um atleta de muita agilidade. Corria rapidamente e sĂł era possĂ­vel alcançå-lo agarrando-o pelo topete, ou seja, era necessĂĄrio ter coragem para encarĂĄ-lo de frente. Depois que ele passava, era difĂ­cil trazĂȘ-lo de volta.Entre os romanos era chamado de Tempus, o breve momento em que as coisas sĂŁo possĂ­veis. E um detalhe, ele passava em qualquer Ă©poca do ano.

Interaja com esta publicação no LinkedIn. Clique AQUI.


#19/21

Se vocĂȘ acredita que estĂĄ difĂ­cil conseguir um novo emprego, vocĂȘ pode substituir a palavra difĂ­cil por desafio.

Normalmente a dificuldade vem com o peso de tanta complexidade que nos sentimos enfraquecidos para encarar o problema. Daí vem o desanimo e a procrastinação.
Jå a palavra desafio remete à coragem, à energia, à disposição para agir de modo destemido, aliås, quem não gosta do sentimento de vitória? E quem na jornada da vida não enfrentou obståculos, seja no campo pessoal, emocional, financeiro ou sentimental?

Não é privilégio de ninguém passar pelas crises, mas superar os medos, seguir em frente e RECONHECER O APRENDIZADO, isto sim é para poucos.

* Inspirado no livro Conversando com Nossos Parceiros Internos de SÎnia Café ANNA LAPIN


#20/21

☞VocĂȘ nĂŁo se sente 100% capaz para assumir uma vaga de emprego?

Que bom!

Na vida real não temos super-homens ou mulheres-maravilhas. Nunca estamos prontos, mas podemos estar dispostos. ☜

Aquela sensação de que nunca estamos prontos para um novo desafio é bem comum. Talvez isto aconteça realmente por não estarmos. Em um mundo de mudança acelerada, seria até uma pretensão achar que é possível entender de tudo.

Agora, Ă© preciso ter uma visĂŁo real entre as competĂȘncias jĂĄ adquiridas, versus o sonho, versus o que o mercado espera. No meu ponto de vista, vale a pena se aplicar a vagas onde hĂĄ pelo menos 70% de aderĂȘncia (quando comparada a descrição da função com as experiĂȘncias reais do candidato).

Analisou alguma vaga e identificou um “gap”?

Sem problema, hoje há inclusive diversas plataformas online para aperfeiçoamento. É melhor ter clareza do que falta e ir atrás, do que ter a ilusão de que se sabe tudo.

Sair se aplicando em um monte de vagas sem uma anĂĄlise criteriosa Ă© plantar sem ter adubado a terra.

Menos Ă© mais!


#21/21

Se vocĂȘ quer um novo emprego, mas tem medo do que esta mudança pode causar, vocĂȘ pode ser gentil consigo e dar um passo de cada vez.

Mudanças naturalmente geram medo, mas esta Ă© a Ășnica certeza que temos na vida. Faça pequenas açÔes diĂĄrias,  colocando mais foco na constĂąncia do que na velocidade.

Permita-se receber bons presentes da vida.

VovĂł dizia que o futuro a Deus pertence, mas quem sabe daqui alguns anos  vocĂȘ perceba que do seu maior obstĂĄculo, veio tambĂ©m o salto na sua evolução pessoal e profissional.

Seja feliz!


Conheça a nossa mentoria para Recolocação Profissional. Clique AQUI.


Sobre a autora:

FabĂ­ola Oliveira atua na ĂĄrea de Recursos Humanos desde 2001.

Pesquisa com entusiasmo a relação das pessoas com o trabalho; busca entender como gente apaixonada pelo que faz pode transformar o mundo.

➣ Missão de vida: desfrutar da prosperidade financeira, física, mental, espiritual e emocional, sendo feliz todos os dias.

➣ Missão profissional: apoiar empresas e pessoas em assuntos relacionados a RH, para que esta felicidade se multiplique.

Também é Coach - Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Atriz e Administradora de Empresas.

Empreendedora desde 2012, é fundadora da RDA Consultoria Humana, além de participar ativamente de diversos grupos de networking na regiāo do ABC.

Para saber mais: https://www.linkedin.com/in/fabiolaoliveira