11 4063-6683 @ contato@rdaconsultoriahumana.com.br VAGAS EM ABERTO

O seu currículo dá sono?

Chegou às minhas mãos, recentemente, o currículo da Joana, gerente de controladoria com mais de 20 anos de experiência na área. Começava assim:

  • Excelente gestora de equipe, com foco no desenvolvimento de equipes de alta performance, baseado na entrega de resultados.
  • Grande vivência na área de controladoria e planejamento estratégico, com visão sistêmica de todos os departamentos da empresa.
  • Responsável, inovadora, dinâmica e proativa.

E a saga continuava por três longas páginas, nas quais Joana contava com orgulho toda a sua desenvoltura ao

longo dos 20 anos. Juro que me deu sono! Entretanto, eu entendo a Joana. Depois de tanto tempo trabalhando na mesma companhia, ela não está mais habituada a procurar emprego.

Mas tenho certeza que, com esse perfil bem estruturado e descrito no currículo, ela poderia chamar a atenção dos recrutadores. Basta seguir algumas dicas:

  • Pegue um papel, pense em sua trajetória profissional e descreva suas principais realizações.
  • Releia o texto, sublinhando as frases ou palavras que julgar mais importantes.
  • Pesquise as vagas nas quais você deseja trabalhar (pelo menos três) e destaque os termos que se repetem nos anúncios das vagas. Essas palavras-chaves constam no seu currículo?
  • Elimine expressões como: excelente gestora de equipe, foco no desenvolvimento de equipes de alta performance, focada em resultados, espírito de dono, inovadora, dinâmica, proativa, dedicada, penso fora da caixa, sou hands on, visto a camisa da empresa, jogo pelo time, e por aí vai. Esses termos, além de muito batidos, podem passar a ideia de “propaganda enganosa”. Ao invés disso, mencione os principais resultados que você trouxe para as organizações em que trabalhou.
  • Utilize informações quantitativas. Números no currículo acionam o gatilho mental da CREDIBILIDADE em quem está lendo. Exemplo: redução dos custos fixos da empresa em 20% no ano de 2014 por conta de um eficaz planejamento e acompanhamento orçamentário.
  • Sabe aquele curso que você fez há 10 anos? O que você aprendeu provavelmente mudou muito desde aquela época, certo? Então, mencione no currículo apenas os cursos mais recentes e relevantes que você fez.
  • Agora, insira todo esse conteúdo no currículo enfatizando as informações mais relevantes na primeira página. Se você não chamar a atenção do recrutador logo de cara, ele provavelmente não vai ler o restante.
  • Deixe o texto “escaneável”. Os blogs utilizam essa técnica para que o leitor bata o olho no conteúdo e visualize como se fosse um scanner mesmo, identificando imediatamente os termos mais relevantes. Eu gosto de usar bullets ou caracteres especiais para separar as informações e deixar a leitura mais fluída. Este site, com vários caracteres especiais, pode ser útil: http://www.caracteresespeciais.com/. Mas, cuidado! Use-os com moderação.
  • Tem certeza que ainda é relevante manter aquele estágio que você fez em 1987?
  • Tem mais conteúdo que você quer mostrar para o recrutador mas está com receio de o currículo ficar cansativo? Insira essas informações no seu perfil do LinkedIn e coloque o endereço customizado no seu CV. Nas próximas publicações vou explicar, passo a passo, como fazer isso. Curta a página da RDA Consultoria Humana no Facebook para acompanhar: https://www.facebook.com/rdaconsultoriahumana/
  • Por último, revise todo o texto do CV e do LinkedIn e corrija erros de ortografia, acentuação, pontuação, concordância etc. O texto deve estar claro, conciso, objetivo e sem muitas repetições. Se for preciso, peça para um amigo formado em Letras, Jornalismo ou mesmo para um professor de Português fazer isso para você.

É isso Joana! Agora fico só esperando a nova versão do seu currículo e a boa notícia de que você foi aprovada em um processo seletivo.

Em tempo: este texto foi inspirado em diversas Joanas, todas elas competentes e determinadas como a minha avó, que também era Joana.

Com amor,

Fabíola Oliveira

Conectando pessoas, organizações e seus propósitos

Fundadora da RDA Consultoria Humana

➥ Para melhorar a sua performance nos processos seletivos, participe do workshop:  Trilhando o seu caminho:recolocação profissional e empoderamento